Dread, significado e origens !
Dread é uma palavra em inglês que em muitos casos é usada como abreviatura de dreadlocks, que descreve um estilo de cabelo caracterizado pela apresentação de tranças longas e finas.
Os dreads ganharam mais popularidade graças ao movimento rastafari e Bob Marley, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, os rastafarians não foram os primeiros a usar os dreads. Muitos anos antes, alguns grupos étnicos do Norte e Leste da África já usavamdreadlocks. Existem artefatos do Egito Antigo com gravuras com esse estilo de cabelo, e escavações arqueológicas revelaram múmias com dreads.
Pessoas usam dreadlocks por vários motivos, sendo que alguns deles são orgulho pela sua etnia, motivos religiosos ou espirituais, políticos ou simplesmente por motivos estéticos. Existem vários tipos de dreads, comodreads de Lã (sintéticos) ,dreads Naturais do próprio cabelo ou com alongamento costurados com agulha de crochê, dreads feitos com cera de abelha, dreads twist ou baião de dois (retorcido com apenas 2 mechas dos cabelos) e outros diversos.
Existem alguns preconceitos em relação aos utilizadores de dreadlocks. Muitas pessoas associam esse estilo de cabelo com falta de higiene, e acreditam que essas pessoas não lavam o cabelo, o que na grande maioria dos casos não é verdade. Algumas normas de manutenção dos dreads incluem a lavagem do cabelo pelo menos duas vezes por semana com shampoo anti resíduo. Outro preconceito comum é que as pessoas que usam dreadlocks são usuários de drogas, mais concretamente de canábis.
No hinduísmo, os dreadlocks são conhecidos como Jata e são usados por devotos do deus Shiva.
Em inglês, a palavra dread signifca medo ou terror; enquanto lock pode ser um cacho de cabelo. Assim, uma possível tradução poderia ser "cachos de cabelo que causam medo". Essa interpretação pode ter surgido porque os dreadlocks eram usados por guerreiros do Leste de África como forma de intimidar os inimigos. Na religião Rastafari, essa forma de usar o cabelo revela um temor (dread) ao Senhor
Das Tribos
Rastafari, Jamaica (América Central - Caribe)
O Movimento Rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). Este termo advém de uma forma contraída de Jave encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei Tiago. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação .
O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope.
Sadhu, Índia (Ásia)
no hinduísmo, é um termo comum para designar um místico, um asceta, um praticante de ioga ou um monge andarilho. "Sadhu" é, também, uma expressão em sânscrito e páli usada como interjeição para algo bem-sucedido ou realizado com perfeição.
Mukuru, Quênia (África Oriental)
O Quênia é um pais localizado no leste do Continente Africano e tem como capital Nairóbi. No Quênia ha uma grande diversidades de tribos ,cerca de 70. As principais são Masais, Himbas, os Dassanech eos Arbore.
Himba:
O povo Himba é um grupo de nômades que se localizam ao leste do Quênia, são uma tribo africana que pratica culto aos ancestrais, é muito ligada a religião. Muitas tribos praticam animismo africano e outros. Alguns antropólogos os consideram como um monoteísmo evoluído. Eles chamam seu deus de Mukuru e usam um fogo ancestral para se comunicar com os espíritos de seus antepassados. De acordo com a religião do povo Himba, Mukuru criou o homem, a mulher e o gado da mesma árvore. Ao contrário da maioria das outras religiões monoteístas, Mukuru não tem poder ilimitado e os antepassados também podem influenciar fortemente no mundo e nos eventos. Uma das funções do líder masculino da família é manter o fogo ancestral, onde reza, afasta os progenitores e pede as bênçãos para sua família. Mukuru controla a maioria dos elementos do mundo físico, como a terra, a água e o clima, os antepassados têm outras preocupações, como a doença ou a condição de seu gado. Por exemplo, se alguém fica doente, o povo Himba acredita que os espíritos dos antepassados foram de alguma forma ofendido com as ações da família.
Curtiu e quer saber como me encontrar?
Studio 22 ( Zion Dread Maker)
Rua: Engenheiro Francisco Azevedo 593 - Vila Madalena SP Brasil
Entre em contato @ziondreadmaker/
Store: www.studio22loja.com.br
1199467-4616
Zion Malik - Dreadmaker
Comentários
Postar um comentário